quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Enchente no meu coração

Todo inicio de ano é a mesma coisa. Chuva, chuva e mais chuva. Com ela as enchentes chegam com tudo e varrem cidades.
Hoje pela manhã, ao assistir o Bom Dia Brasil tive que me segurar pra nao chorar com a situação das cidades atingidas e das vítimas. Meu cotação, até agora, esta numa enchente de lágrimas. Isso teria solução? Não acredito em soluções quando se trata de fenômenos da natureza. Acredito que poderia ser amenizado se o homem soubesse utilizar o espaço, o terreno nas cidades e se tivesse consciência de que sua ação vai, futuramente, causar um reação que será prejudicial a ele próprio.
Ouvi um entrevistado dizer que falta iniciativa do governo( acho muito ampla essa palavra nesse contexto) em projetos que visem prevenção desses desastres. Agora me diga, como? Não consigo pensar em como o tal governo poderia evitar essas tragédias de inicio de ano. No máximo, penso em desapropriação de áreas de risco e não liberação de licenças para construção nessas mesmas áreas. Aí eu faço outra pergunta: adianta? As pessoas dão sempre um "jeitinho" de construir onde não podem e onde estão cansadas de saber que têm riscos. Sempre dizem a mesma coisa - não tem outro lugar. É extremamente fácil achar culpados e delegar atitudes para que os outros tomem. Cada um deveria fazer a sua parte não jogando lixo nas ruas, nao construindo em áreas de risco, não subestimando a força da natureza.
Em contrário, continuaremos vendo nas manchetes dos jornais e telejornais as mesmas noticias toda vez que um novo ano entrar.
Bjo no coração

http://fotos.estadao.com.br/chuvas-no-rj-2011-com-114-mortes-teresopolis-decretou-calamidade-quatro-bombeiros-morreram-em-nova-friburgo,galeria,3839,129035,,,0.htm?pPosicaoFoto=2#carousel

Nenhum comentário:

Postar um comentário