segunda-feira, 16 de maio de 2011

A um passo da felicidade

Você tem uma familia que a apoia, uma penca de boas amigas e vai bem no trabalho. Ainda assim, falta alguma coisa. Se a mulher de hoje é mais poderosa do que a de antigamente, por que ainda se declara insatisfeita?
Eis a questão!!!!! Ontem num jantar bem agradável na casa de um amigo,pude analisar que vários dos assuntos dos quais foram jogados na mesa poderiam responder essa pergunta.A mulher hoje esta mais preocupada com a inserção no mercado de trabalho, a mulher tem que conciliar trabalho e familia, os relacionamentos estão sendo construídos em bases menos sólidas, o perfil de familia mudou...Assim varamos a noite e paramos as 2 da manhã. Deixar claro que esses assuntos não vieram a tona só por causa da questão busca da felicidade não. Eu é que cheguei a conclusão de que tudo que foi falado poderia ser usado como um argumento pra isso.
Nas minha leituras eu achei um dado interessante de uma pesquisa feita que mostrou que a felicidade das mulheres chegou ao nível mais baixo da história. Desde que nossas avós queimaram os sutiãs, nossa qualidade de vida disparou, mas nosso índice de satisfação está em ponto morto. O que me parece é que mesmo as mulheres que tem tudo o que sempre queriam, ou caminham para isso, ainda sentem falta de alguma coisa que não se sabe bem o que é. Alguma coisa chamada....felicidade?
De fato, é bem assim que acontece. Por exemplo, temos um bom emprego, mas as vezes não temos tempo pra um bom papo com um(a) amigo(a). Temos lindos filhos, mas não podemos estar sempre nos eventos da escola. Temos sexo, mas nao basta ser só sexo, tem que ter orgasmos...de preferência múltiplos( no meu caso, por não ter uma frequência de quando se esta namorando ,basta ter orgasmo o múltiplo eu relevo....rs). Temos dinheiro, mas sempre parece insuficiente para os  nossos planos e vontades. Temos uma casa, mas nela habita a solidão.Temos um namorado, mas não é um príncipe...Enfim, nada parece ser suficiente.
Eu tento fazer dessa minha busca algo sem pressão, sem obrigação.O que me irrita são as várias vezes que aconteceu de não acordar com um sorriso nos lábios e ter sido contestada por não estar rindo. Onde esta escrito que tenho que sair distribuindo sorrisos a todo instante? É normal um dia ou outro você acordar com o pé esquerdo. Afinal, só reconhecemos o bem-estar quando passamos por um mal-estar. Por isso, é impossivel ser feliz o tempo todo. Eu tenho momentos felizes, como tive esse final de semana. Ele não foi por inteiro feliz, mas houveram mais momentos felizes do que triste e eu dou muito mais valor neles. Encontrei alguns amigos, matei algumas das minhas vontades, como dançar forró, ir ao rodízio de comida japonesa, comprei a cortina pra minha casa, comi a comida da minha mãe, e algumas outras coisinhas que dispensam comentários...rs!
Alguns tem a mania de empurrar a felicidade para o futuro:" Ah! Quando eu comprar minha casa, ai sim ficarei feliz."; " Minha ida a Grecia será a coisa mais importante dos ultimos tempos!"; " Quero comprar o carro do ano!". Eu prefiro pautar no que esta mais perto de mim, pois tenho medo da expectativa, pois quando um desejo é satisfeito a gente não sente mais tanto prazer naquilo. Creio que devemos ser feliz agora e não colocar nossa felicidade na mão de pessoas ou de coisas. Hoje a coisa que mais estou sendo julgada é pelo tipo de relação que tenho com meu ex-namorado. Dizem que posso me machucar, que não estar certo...blá, blá, blá. Eu sei bem dos riscos que corro, mas o fato é que não me sinto infeliz e não estou fazendo planos quanto a isso...Estou vivendo momentos. Uma hora pode acabar? Sim, pode.No entanto, terei recordações que com certeza me farão rir e ate mesmo gargalhar e isso já vale.
Nesse contexto fica parecendo inviável conquistar a tão sonhada e perseguida felicidade, mas não é. Se sustentarmos nosso bem-estar em bases mais sólidas do que a última bolsa da Gucci, é possivel sim alcança-la.Ser feliz tem muito mais a ver com a congruência entre o que a gente quer para a nossa vida e o que a gente é enquanto valores, personalidades e habilidades. O importante é nos conhecermos, descobrir o que nos faz feliz de verdade e dispensar boa parte do chororô.

Um brinde a felicidade!

2 comentários:

  1. Uau!!!!! mais uma vez a nossa menina nos dá uma lição de vida.
    Va em frente filha em busca dessa felicidade;
    bjs
    sua mãe

    ResponderExcluir